CURSOS LIVRES
Cursos livres são cursos da modalidade profissionalizante e têm base legal na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, isso significa dizer que podem se ministrados sem a necessidade de validação direta do MEC e que também não exigem requisitos para sua matrícula, ou seja, não é necessário que o aluno tenha formação anterior, como ensino médio ou ensino fundamental, para ser aceito, apenas que seja alfabetizado.
Para o público em geral, a inexistência de pré-requisitos torna os cursos livres muito mais acessíveis e interessantes, pois apresentam diversos benefícios ou facilidades quando comparados com cursos reconhecidos. Entre os benefícios podemos citar:
Duração dos cursos livres
A maioria dos cursos livres podem ser feitos no período de alguns meses ou até mesmo semanas, essa formação além de melhorar o currículo do aluno, permite que ingresse no mercado de trabalho de forma imediata.
Custo dos cursos livres
Quando comparado com cursos de nível superior ou técnico reconhecidos pelo MEC, o valor para fazer um curso livre é muito mais baixo, desse modo, oferecem um excelente custo-benefício pois entregam ensino de qualidade de forma rápida e objetiva.
Resultados dos cursos livres
Boa parte das pessoas que fazem cursos livres conseguem espaço no mercado de trabalho imediatamente ou pouco tempo após sua formação. Muitas empresas preferem contratar profissionais qualificados, e a análise dessa qualificação é feita por meio do currículo do candidato, sendo assim cursos livres são uma ótima maneira de melhorar o currículo profissional e se tornar mais atrativo para o mercado.
CURSOS RECONHECIDOS
Agora falaremos de cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação), pois essa modalidade necessita do reconhecimento desta entidade que é a responsável por fiscalizar os cursos de nível superior e técnico. Portanto, para que um curso seja reconhecido, ele deve preencher uma série de requisitos, estabelecidos pelo órgão.
Então nenhuma faculdade pode ministrar cursos de nível superior, como bacharelado e licenciatura sem que estes tenham sido reconhecidos pelo MEC. Isso garante que toda instituição de ensino superior cumpre com os requisitos.
Diferentemente dos cursos livres, para fazer um curso reconhecido pelo MEC, seja ele superior ou técnico, o candidato deve apresentar pré-requisitos, como uma formação básica. Para o curso técnico, por exemplo, a formação pode ser no ensino fundamental ou médio, já para o curso superior a formação obrigatoriamente é o ensino médio.
Outra diferença em relação aos cursos livres é quanto à duração e valores, os cursos reconhecidos são indicados para pessoas que desejam uma formação de longa duração, os cursos técnicos geralmente duram três anos, ao passo que os cursos superiores podem chegar a 6 a 7 anos. Além disso com relação ao valor, estes cursos são significativamente mais caros que os livres.
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.."
Aqui na Femerg, todos podemos muito mais.